Terça-feira, 11 DE Março 2008

História do FC PORTO

A imagem “http://img.photobucket.com/albums/v233/Josedasilvapereira/fcportooftheworld2ns.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

 

História do FC PORTO

O FC PORTO é um dos melhores clubes de futebol e mais antigos em actividade em Portugal, Tudo começou em 1893, quando a 28 de Setembro António Nicolau de Almeida , um comerciante de vinho do Porto abriu o livro da história daquele que viria a ser o maior embaixador da cidade, descobriu o futebol em Inglaterra quando viajava em negócios. Criando assim a fundação do Foot-ball Club do Porto, e um dos eventos mais importantes desta primeira existência do clube foi um jogo contra o Club Lisbonense, com o patrocínio do Rei D. Carlos, jogo este disputado no Porto no dia 2 de Março de 1894 e cada clube representou a sua cidade.

Pouco tempo passou até se ver forçado a abandonar o clube a pedido da futura esposa que achava o futebol um desporto demasiado violento. Mas o clube não cessou a sua existência e em 1906 ganhou novo impulso pela mão de José Monteiro da Costa( vindo de Inglaterra ) e do Grupo do Destino que estes após conhecimento do projecto por parte de António Nicolau de Almeida Terminaram com o Grupo do Destino e fundaram o fc porto , que adoptaram as cores da bandeira nacional pois o fc porto viria a ser grande, muito grande

O seu primeiro campo, o Campo da Rua da Rainha, foi o primeiro campo relvado em Portugal. O fc porto foi pioneiro também na internacionalização: foi a primeira equipa portuguesa a receber um clube estrangeiro (o Real Fortuna de Vigo, em 1907) e a primeira equipa a deslocar-se ao estrangeiro (a Vigo, em 1908).

Ainda que forçada a mudança para o Campo da Constituição em 1912 correspondeu a uma significativa melhoria das instalações. Simultaneamente nesse mesmo ano o fc porto vence O primeiro título oficial do palmarés portista a Taça José Monteiro da Costa, o Campeonato do Norte de Portugal (de futebol), criado em homenagem ao refundador do fc porto.

E a primeira prova de âmbito nacional na história do futebol português: o Campeonato de Portugal de 1922 (prova antecessora da Taça de Portugal )

Em meados dos anos trinta o FC Porto conhecia uma dimensão tal que o Campo da Constituição já parecia pequeno demais - começaram então os planos para a construção de um novo estádio.

Em 1949 é lançada a 1ª pedra do novo Estádio das Antas na cidade do porto e em 28 de Maio de 1952,. O Estádio das Antas é inaugurado perante 50 mil pessoas, que pagaram 20 escudos cada uma. Seria aquela a casa do Dragão por muitos e muitos anos.

História do FC PORTO

Os títulos nacionais voltam em 1956, com a conquista da primeira «dobradinha». É também em 1956 que o FC Porto participa também pela 1ª vez nas competições Europeias, frente ao Athletic Bilbao, de Espanha. O bom período que permitiu a quebra do jejum em 1956 (e logo com uma dobradinha, a primeira) e a reconquista do título de 1959 foi sol de pouca dura para o futebol portista: avizinhava-se novo período negro, desta vez de 18 épocas, o FC Porto apenas consegue conquistar uma Taça de Portugal, em 1968.

O afastamento dos títulos no futebol seria quebrado com a vitoria da Taça que aconteceria em 76/77. Iniciava-se então um novo ciclo: um ciclo de vitórias do FC Porto. Foi conquistado um novo «bi» (77/78 e 78/79), com uma grande equipa onde brilhavam Oliveira, Gomes, Seninho, Duda, Frasco, Costa e tantos outros. Jogadores extraordinários, superiormente orientados por José Maria Pedroto,"o Mestre",com Jorge Nuno Pinto da Costa como chefe do departamento de futebol e Américo de Sá na presidência.

Em 1981, o FC Porto venceria a sua 1ª Supertaça Cândido Oliveira. O Fc porto tem mais vitórias nesta competição do que todos os outros clubes, o que atesta bem do hábito que se tornou ganhar em todas as frentes!

Em 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa sobe à presidência do fc porto, marcando uma viragem definitiva na história do clube. Em termos desportivos,

A imagem “http://users.med.up.pt/md04072/dragon.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Em 1987 veio a glória no futebol, a 27 de Maio de 1987, a noite mágica de Viena. Finalmente a glória europeia, três anos depois de uma final da Taça das Taças em Basileia onde a Juventus não foi capaz de derrotar o FC Porto de Pedroto sem o recurso a meios menos lícitos. Mas naquela noite, sob a batuta de Artur Jorge, seria diferente, com um inesquecível golo de calcanhar de Rabah Madjer).

O Porto era Campeão Europeu. Mas aquele ano ainda reservava mais glória ao FC Porto, agora treiando por Tomislav Ivic. O caminho para a Taça Intercontinental, título nunca alcançado por qualquer outro clube Português, abriu-se por entre o nevão de Tóquio, a 13 de Dezembro, sobre os Uruguaios do Peñarol. Passado um mês, depois de vencer o Ajax em Amsterdão por 1-0, o FC Porto repetiu o resultado nas Antas e a sala de troféus ficou mais rica com a conquista da Supertaça Europeia, mais um título exclusivo a reforçar o estatuto do FC Porto como melhor clube nacional.

Os anos 90 foram de sucesso sobretudo para a equipa de futebol que foi campeã oito vezes, cinco delas consecutivas (o histórico Penta, que nunca tinha sido atingido no futebol português). Em 1995 o fc porto ultrapassou a marca dos 100 mil sócios.

No início do século XXI José Mourinho chegou às Antas e foi com ele que a equipa de futebol do FC Porto regressou aos títulos internacionais,

Finalmente, o fantástico ano de 2003. em Maio, o FC Porto jogou a final da Taça UEFA contra o Celtic FC em Sevilha, Espanha, e venceu por 3-2 após prolongamento.o grande jogador Derlei marcou o primeiro e terceiro golos e foi considerado o homem do jogo, Deco foi mesmo o mágico no relvado. Nesse mesmo ano o título Português também é do fc porto, tal como a Taça de Portugal. Pela primeira vez na história um clube Português ganhou o Campeonato, a Taça e uma competição Europeia na mesma época.

Na época 2003/04 , ainda com José Mourinho e um plantel bastante semelhante ao da época anterior Já a jogar no Dragão após fase de grupos da liga de campeões o fc porto foi vencendo adversário atrás de adversário até à grande final de Gelsenkirchen, onde derrotaram o Mónaco por 3-0, golos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.

Foi uma das noites mais bonitas e emocionantes da história do clube, que se prolongou pela madrugada e até pela manhã: eram cerca de 10h quando uma multidão em delírio aclamou a equipa Campeã da Europa junto ao Estádio do Dragão

O treinador José Mourinho conduziu o fc porto ás duas das épocas de maior sucesso na história do FC Porto até aos dias de hoje.

Em Dezembro de 2004, em Yokohama,já sem José Mourinho o FC Porto vence a Taça Intercontinental pela 2ª vez, derrotando o campeão sul-americano, o Once Caldas da Colômbia. Foi preciso um desempate emocionante nas grandes penalidades (8-7) para encerrar dessa forma um ano de 2004 perfeito. Os Dragões foram campeões nacionais, campeões da europa e campeões do mundo.

Infelizmente um dos capitães do fc porto, Vítor Baía, não estava lá para levantar a taça. Baía sofreu uma taquicardia durante o prolongamento e teve que ser levado para o hospital, mas nada de grave aconteceu. E o guarda-redes Portista somou mais um título à maior colecção que qualquer jogador alguma vez conseguiu - ao ganhar a Supertaça de Portugal 2004 alcançou o seu 26º título. Pelé e Rijkaard, os segundos, têm 25. Baía tem agora 27. E continua a somar.

A imagem “http://i11.photobucket.com/albums/a175/ovilacondense3/vitorbaia.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

A imagem “http://aa.img.v4.skyrock.com/aaa/superliga05-06/pics/234657468.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

História do FC PORTO

  • O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 16º do Mundo (ver Ranking Mundial de Títulos).
  • O fc porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 111 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 23 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 12 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra 107 do Benfica e 76 do Sporting .
  • O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.
  • O fc porto é o único clube pentacampeão nacional.
  • O fc porto é o clube com mais Supertaças Nacionais conquistadas.
  • O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões (1955/56; 1987/88; 1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal, na mesma época.
  • O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes (1997/98; 2002/03; 2005/06), ou seja, ser Campeão Nacional, Vencedor da Taça de Portugal e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.
  • O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.
  • O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003).
  • O fc porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.
  • O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.
  • Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o Futebol Clube do Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo

História do FC PORTO

publicado por webmaster às 17:11
porto=portogal nao sou portista sou porto Mocambicano nos somos os mlhors agora so xtamos a
Marcolino carvalho a 18 de Junho de 2011 às 14:14

links